Se o seu nariz está chamando mais atenção do que você, talvez seja hora de considerar a rinoplastia, ou cirurgia do nariz. O procedimento melhora a aparência e a proporção nasais, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. Além dos resultados estéticos, a cirurgia também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz, entre elas o desvio de septo, sendo denominado rinosseptoplastia.
Com a rinoplastia, é possível mudar o tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais, a largura do dorso nasal, o perfil, sua ponta, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada, narinas grandes, largas ou arrebitadas, assimetria nasal e nariz torto.
INDICAÇÕES:
Queixas estéticas, como nariz “de batata”, giba no dorso nasal, ponta caída ou excessivamente arrebitada, narinas largas, nariz grande ou curto para a face, assimetria ou nariz torto.
Queixas funcionais, como obstrução nasal causada por desvio de sento nasal, hipertrofia de cornetos inferiores ou insuficiência de válvula nasal externa.
ANESTESIA:
Local com sedação ou geral.
DURAÇÃO:
De 2 a 4 horas.
CICATRIZ:
Por dentro das narinas e/ou na columela nasal.
RECUPERAÇÃO:
7 a 14 dias.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Compressas geladas para reduzir o edema.
Evitar exposição solar, usar chapéu e filtro protetor solar.
Em alguns casos o paciente deve evitar o uso de óculos pelo período de um mês.
PROCEDIMENTOS RELACIONADOS:
Mentoplastia
Perfiloplastia
Aplicação de substância no Músculo Depressor do Septo Nasal